equipa: investigadores

Rafael Santos

Nanobiomateriais para terapias direcionadas

Sou mestre em Bioengenharia, com especialização em Biotecnologia Molecular. Durante o meu percurso académico, tive a oportunidade de estagiar em vários laboratórios. O meu primeiro contacto com a investigação foi no i3S (Porto), onde contribuí para a identificação de espécies de bactérias em amostras de solo oceânico. Seguiu-se uma estadia na Universidade de Gent (Bélgica), no âmbito do programa Eramus+, onde trabalhei no desenvolvimento de partículas de carbonato de cálcio para entrega de antibióticos. De volta ao i3S, desenvolvi a minha tese de mestrado na aplicação de dendrímeros biodegráveis para entrega de RNAs terapêuticos ao sistema nervoso.
Enquanto investigador do i3S, continuei o trabalho iniciado durante o mestrado, e adquiri novas competências, incluindo produção de proteínas recombinantes, culturas celulares em dispositivos de microfluídica e a diferenciação de neurónios humanos a partir de células estaminais (iPSCs). Neste momento, estou a começar o meu doutoramento, no qual pretendo explorar toxinas enquanto veículos para entrega dirigida de RNAs terapêuticos à medula espinal.
Fora do laboratório, adoro planear e ir em viagens, ouvir podcasts, ver filmes e passar bons momentos com amigos e família.