Parcerias

O i3S tem diversas parcerias com instituições educativas públicas e privadas que visam responder às necessidades de escolas e alunos.

Os investigadores do i3S disponibilizam, através destas parcerias, competências na área das Ciências da Saúde, quer pela dinamização de atividades nas escolas, contribuindo assim para a literacia científica dos alunos; quer pelo acolhimento e acompanhamento de alunos em estágios, normalmente de curta duração.

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal do Porto

O Laboratório Aberto é uma iniciativa do i3S em parceria com a Câmara Municipal do Porto.
O Laboratório Aberto é um projecto que nasceu no Ipatimup em 2007, já em parceria com a Câmara do Porto.

https://www.cm-porto.pt/

Ciência Viva no Laboratório - Ocupação científica de jovens nas férias 2022

O i3S é uma das instituições participantes no programa “Ciência Viva no Laboratório - Criar Futuro 2022”. Um programa de estágios de Verão para estudantes do 9º ano do Ensino Básico ao Ensino Secundário e Ensino profissional, que tem como objetivo promover o ensino experimental da ciência e fomentar a atração dos jovens para carreiras científicas.

EFANOR

Investigadores do i3S participaram no evento “Profissões à Conversa” no âmbito do Projeto de Orientação Escolar e Profissional (9º e 12º anos) do Serviço de Psicologia e Apoios Educativos (SPAE) do Colégio Efanor. Integrado no mesmo projeto, três grupos de investigação do i3S facultaram estágios observacionais de 1 dia a alunos do 12º Ano do Colégio Efanor.

LFIP- Lycée Français International Porto

O i3S estabeleceu protocolos de estágios observacionais em meio profissional, que decorreram em dois dos nossos grupos de investigação, para alunos do 8º ano.

Colégio de Gaia

O i3S estabeleceu um protocolo de estágio em contexto profissional, dirigido a um aluno do 11º ano, num dos grupos de investigação do instituto.

Agrupamento de Escolas do Carolina Michaelis

O i3s é membro do conselho geral do Agrupamento de Escolas do Carolina Michaelis, Porto. Uma parceria próxima e de longa história.

https://aecarolinamichaelis.pt/aecm3/

Dragon Force

Um investigador do i3S, especialista em genética, redigiu um texto para a “Magazine Dragon Force” (destinada aos alunos e encarregados de educação de alunos do Dragon Force). Foram ainda dinamizadas 4 sessões práticas, em formato de workshop, subordinado ao mesmo tema

Universidade Júnior – Escola das Ciências da Vida e da Saúde (ECVS)

O i3S acolhe anualmente vários alunos a frequentar o 10.º ou o 11.º ano de escolaridade, em estágios experimentais.
A ECVS tem como objetivos incentivar o estudo das ciências básicas e ciências clínicas da área das Ciências da Vida e da Saúde; promover a compreensão dos mecanismos reguladores da saúde do Homem, dos animais e do ambiente; divulgar os conhecimentos científicos da área, incluindo os provenientes do estudo dos investigadores da U.Porto, através de atividades laboratoriais de investigação; partilhar recursos e conhecimentos entre investigadores e docentes do ensino superior e estudantes do ensino secundário; e promover a perceção da multidisciplinaridade das Ciências da Vida e da Saúde.

Colégio Internacional dos Carvalhos

O i3S estabeleceu um acordo de cooperação com o CIC, de forma a promover a formação em investigação, nos domínios científicos da instituição. No âmbito desta colaboração o i3S participa na orientação de trabalhos académicos dos alunos e, através de atividades de enriquecimento técnico científico, facilita a aproximação dos alunos à investigação.

Clubes Ciência Viva

Os Clubes Ciência Viva são um programa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Os Clubes funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências.
Com o objetivo de fomentar a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade, as atividades desenvolvidas pelos Clubes, resultam de parcerias sólidas entre as Escolas e outras instituições, na qual o i3S se inclui.

Foram estabelecidos protocolos plurianuais com as seguintes entidades:

Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente

Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão

Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua (Matosinhos)

Agrupamento de Escolas de Valongo

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira (Leça da Palmeira, Matosinhos)

Agrupamento de Escolas Garcia da Orta (Porto)

Agrupamento de Escolas Nº1 de Marco de Canaveses

Escola Básica e Secundária de Canelas (Gaia)

Escola Secundária de Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)

Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)

OSMOPE

Um grupo de investigadores do i3S dinamizaram, junto dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo (1º, 2º e 3º ano), várias sessões sobre microrganismos. Esta interação sobre o “MicroMundo” permitiu explorar parte do processo científico, como a recolha de amostras e o registo observacional.

Brave Generation Academy

O i3S estabeleceu um protocolo de estágio laboratorial, realizado num grupo dos nossos grupos de investigação. Durante duas semanas, a aluna da BGA teve uma experiência real na área de trabalho da investigação científica.

Programa Cientificamente Provável

O i3S é parceiro deste programa promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O programa tem como objetivos contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens; reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores; desenvolver nos jovens competências de investigação, de comunicação e de literacia de informação; envolver os jovens em dinâmicas de ciência cidadã e práticas de aprendizagem colaborativa.