Licenciei-me em Bioquímica e doutorei-me em Ciências Biomédicas. Atualmente faço investigação no i3S, num grupo especialista em nanobiomateriais para novas terapias. Sempre estive ligada à área das Neurociências.
No início do meu percurso científico estudei uma patologia neurodegenerativa do sistema nervoso periférico, muito comum em Portugal, em especial na região Norte – Doença dos Pezinhos. No meu pós-doutoramento interessei-me pela investigação na área dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) em ratinhos de laboratório.
Presentemente, tenho como principal objetivo aplicar terapias neuroprotetoras e neuroreparadoras no cérebro isquémico, utilizando para isso nanopartículas, com função de transporte, direcionadas para o cérebro e para os neurónios. Uso culturas celulares e modelos animais para validar estas estratégias terapêuticas.
Os meus maiores interesses científicos são as terapias moleculares, nomeadamente a terapia genética e o estudo do cérebro – o órgão mais complexo e mais fascinante. Estou focada no cérebro com lesões, para ajudar a nível celular e molecular na sua recuperação a curto e a longo prazo.
Para além da Ciência, gosto muito de música e natureza, 2 temas que juntos ligam mesmo muito bem. Também adoro ler, de preferência ao som de música.
TÍTULO: AVC: a nanomedicina e o cérebro doente.
PALAVRAS-CHAVE: Nanomedicina | Modelos biológicos
TEMA: NEUROBIOLOGIA