Desta forma, é necessária uma abordagem prática e hands-on para favorecer a aprendizagem e consolidação dos conteúdos programáticos.
As atividades do Laboratório Aberto estão enquadradas com os conteúdos das Ciências Naturais como a tipagem sanguínea e a prevenção de cancro sendo uma excelente forma de motivar os alunos para as Ciências e Tecnologias e incentivá-los a refletir sobre a importância de adotar hábitos saudáveis.
As vagas destinadas a escolas não pertencentes à rede pública do Porto estão esgotadas para 2024/25. As datas ainda livres no calendário do Laboratório Aberto só podem ser requisitadas por escolas públicas do Município do Porto.
Alunos do3º Ciclo do Ensino Básico
90-120 min
10 – 30 alunos (mín-máx)
Nesta atividade os participantes serão convidados a explorar o modo como a célula comunica com o meio que a rodeia, e determinar experimentalmente a passagem de água através da membrana celular, consoante o tipo de solução (hipotónica, isotónica e hipertónica). Terão ainda a oportunidade de observar as alterações que ocorrem a nível celular na presença de uma solução hipotónica e hipertónica.
Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer diferentes tipos de microrganismos e a descobrir a sua relação com o ser humano. Irão descobrir que estes seres estão presentes no nosso corpo, na comida que comemos e até no ar que respiramos. Para isso, terão a oportunidade de visualizar ao microscópio vários tipos de microrganismos usados para fazer a comida, mas também aqueles que habitam as águas dos lagos/charcos. Os participantes serão ainda desafiados a detetar a presença de microrganismos em objetos que manuseiam no seu quotidiano.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar os elementos figurados do sangue ao microscópio, e determinar o grupo sanguíneo de diferentes amostras de sangue. Para além disso, serão desafiados a prever quais as incompatibilidades existentes entre os diferentes grupos sanguíneos.
Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro da pele. Para isso serão desafiados a analisar uma série de nevos, e aprenderão a classificá-los tendo por base a regra ABCDE. Irão ainda compreender como atuar de forma a ajudar a pele numa melhor proteção contra a radiação solar nociva.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de conhecer a molécula de ADN e descobrirão a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de visualizar ADN a olho nu.
Com recurso a um modelo de ADN, cada participante terá a oportunidade de construir uma pequena molécula de ADN, e depois serão desafiados a compreender como se processa a síntese proteica.
Nesta atividade os participantes irão perceber que existem vários tipos de vírus, e vão ser desafiados a determinar os genótipos de vírus com base na análise de microarrays. Serão ainda convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.