Os workshops são realizados pelos nossos investigadores em escolas do Grande Porto. Os workshops disponíveis para o 3º ciclo e secundário abrangem várias temáticas e estão estruturados em diferentes formatos. Podem incluir uma componente de prática laboratorial, no âmbito das temáticas dos programas letivos em Biologia; ou, serem jogos de debate estruturado sobre temas mais abrangentes. Sem perder o foco na Biologia, estes workshops permitem facilmente a integração de outras disciplinas.
Adicionalmente, estes workshops estão desenhados para poderem ser realizados pelo professor de forma totalmente autónoma ou com o apoio parcial do i3S. Para isso bastará consultar os nossos recursos.
1 sessão de 90-120 minutos
Estas atividades estão integradas no programa do EU-EMBRACES, consórcio da Noite Europeia dos Investigadores de que o i3S é parceiro.
Atividade interdisciplinar que relaciona a obra d’ "Os Maias" de Eça de Queiroz com atividades de biologia molecular para promover a compreensão de conceitos de genética e hereditariedade. Na pele de uma personagem d’Os Maias os alunos descobrem o herdeiro desta família, utilizando testes genéticos numa atividade que envolve a análise da obra e de resultados experimentais.
Esta atividade pretende capacitar os alunos com conhecimentos científicos e técnicos para compreenderem melhor a relação entre a estrutura das proteínas e a sua função na célula.
Através de uma abordagem prática, serão apresentados conceitos básicos sobre a correlação entre a sequência de aminoácidos e a respectiva estrutura e função das proteínas. .
Este módulo foi produzido pelo projeto PhasAGE.
Através de uma abordagem prática, onde serão apresentados casos reais e fictícios que focam questões de integridade na investigação com uso de animais, pretende-se que os alunos identifiquem e relacionem os exemplos de más práticas e práticas questionáveis em investigação, com as suas próprias práticas na realização de trabalho escolar.
Este módulo foi produzido pelo projeto Integrity.
Através de uma abordagem prática, onde serão apresentados vídeos sobre aspectos importantes no uso de Testes Genéticos e casos fictícios que focam em más práticas ou práticas questionáveis em contexto escolar, pretende-se que os alunos identifiquem e relacionem os vídeos e casos apresentados com as suas próprias práticas na realização de trabalho escolar.
Este módulo foi produzido pelo projeto Integrity.
SESSÕES ESGOTADAS EM 2024/25
Joga e Decide - Através de um debate estruturado onde serão apresentados casos fictícios (mas possíveis), sobre a possibilidade do aumento das faculdades cognitivas para melhorar funções como a memória, a concentração, a capacidade de cálculo em pessoas saudáveis. O objectivo é estimular a reflexão e pensamento crítico dos alunos sobre esta área em desenvolvimento e discutir os limites e os novos contornos sociais e éticos das novas aplicações.