Os workshops são realizados pelos nossos investigadores em escolas do Grande Porto. Os workshops disponíveis para o 3º ciclo e secundário abrangem várias temáticas e estão estruturados em diferentes formatos. Podem incluir uma componente de prática laboratorial, no âmbito das temáticas dos programas letivos em Biologia; ou, serem jogos de debate estruturado sobre temas mais abrangentes. Sem perder o foco na Biologia, estes workshops permitem facilmente a integração de outras disciplinas.
Adicionalmente, estes workshops estão desenhados para poderem ser realizados pelo professor de forma totalmente autónoma ou com o apoio parcial do i3S. Para isso bastará consultar os nossos recursos.
1 sessão de 90-120 minutos
TEMPORARIAMENTE ESGOTADO
Atividade interdisciplinar que relaciona a obra d’ "Os Maias" de Eça de Queiroz com atividades de biologia molecular para promover a compreensão de conceitos de genética e hereditariedade. Na pele de uma personagem d’Os Maias os alunos descobrem o herdeiro desta família, utilizando testes genéticos numa atividade que envolve a análise da obra e de resultados experimentais.
TEMPORARIAMENTE ESGOTADO
Esta atividade pretende capacitar os alunos com conhecimentos científicos e técnicos para compreenderem melhor a relação entre a estrutura das proteínas e a sua função na célula.
Através de uma abordagem prática, serão apresentados conceitos básicos sobre a correlação entre a sequência de aminoácidos e a respectiva estrutura e função das proteínas. .
Este módulo foi produzido pelo projeto PhasAGE.
TEMPORARIAMENTE ESGOTADO
Através de uma abordagem prática, onde serão apresentados casos reais e fictícios que focam questões de integridade na investigação com uso de animais, pretende-se que os alunos identifiquem e relacionem os exemplos de más práticas e práticas questionáveis em investigação, com as suas próprias práticas na realização de trabalho escolar.
Este módulo foi produzido pelo projeto Integrity.
TEMPORARIAMENTE ESGOTADO
Joga e Decide - Através de um debate estruturado onde serão apresentados casos fictícios (mas possíveis), sobre a possibilidade do aumento das faculdades cognitivas para melhorar funções como a memória, a concentração, a capacidade de cálculo em pessoas saudáveis. O objectivo é estimular a reflexão e pensamento crítico dos alunos sobre esta área em desenvolvimento e discutir os limites e os novos contornos sociais e éticos das novas aplicações.
TEMPORARIAMENTE ESGOTADO
Através de uma abordagem prática, onde serão apresentados vídeos sobre aspectos importantes no uso de Testes Genéticos e casos fictícios que focam em más práticas ou práticas questionáveis em contexto escolar, pretende-se que os alunos identifiquem e relacionem os vídeos e casos apresentados com as suas próprias práticas na realização de trabalho escolar.
Este módulo foi produzido pelo projeto Integrity.