Laboratório Aberto:
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Os alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico são os mais curiosos e ricos em perguntas, pelo que é crucial canalizar esta energia para o desenvolvimento do raciocínio científico, sentido de responsabilidade e trabalho cooperativo.

No Laboratório Aberto as atividades enquadram-se nos temas de estudo do meio e das ciências da natureza relacionados ao ser humano e a sua relação com o meio que o rodeia.

 Venham vestir a bata e entrar na viagem pela investigação e inovação em Saúde.

As vagas destinadas a escolas não pertencentes à rede pública do Porto estão esgotadas para 2024/25. As datas ainda livres no calendário do Laboratório Aberto só podem ser requisitadas por escolas públicas do Município do Porto.


Destinatários

Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

DURAÇÃO

90 min

Nº de Participantes

 10 – 30 alunos (mín-máx)

Local de realização

PALAVRAS-CHAVE

Higiene | Microrganismos | Patogénicos | Colónias

À descoberta do sangue

O sangue é composto por plasma, glóbulos vermelhos (ou eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (ou leucócitos) e as plaquetas. Nesta atividade os participantes serão convidados a descobrir a constituição e as funções do sangue através da observação ao microscópio e da construção de um modelo científico do sangue.

Transmissão de microrganismos

Nesta atividade, os participantes são desafiados a simular várias formas de transmissão de microrganismos e perceber como prevenir infeções. Terão, ainda, a oportunidade de testar comportamentos do seu quotidiano e perceber de que forma essas atitudes contribuem para a proliferação dos microrganismos.

Uma mão lava a outra

Nesta atividade os participantes serão convidados a refletir sobre a importância de lavar as mãos e como isso pode ser fundamental para a manutenção da sua saúde. Para isso, irão perceber que a duração da lavagem e a forma como lavam as mãos influenciará a sua correta higiene. Assim, tomarão consciência da importância de desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida.

Vida hoje…E amanhã?

Hoje em dia, os ecossistemas estão a ser fortemente afetados não pelos processos de seleção natural, mas sim pela ação em massa do homem, sendo este já considerado o maior predador à face da terra. Nesta atividade os participantes serão desafiados a explorar os princípios da Evolução por Seleção Natural e as condicionantes do Impacto Humano nos Habitats e nas populações de seres vivos através de uma atividade experimental didática.

À descoberta do ADN

Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de conhecer a molécula de ADN e descobrirão a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de visualizar ADN a olho nu, após a sua extração de um alimento. Serão ainda desafiados a analisar e a determinar a variabilidade existente na sua turma de algumas características hereditárias.

À descoberta do corpo humano

Nesta atividade os participantes irão abordar conceitos gerais sobre os órgãos do corpo humano e respetivas funções, e fazer a correspondência entre o órgão e as células que o constituem. Para isso os participantes terão a oportunidade de observar ao microscópio diferentes tipos de células e fazer a representação das mesmas. Ainda serão desafiados a construir modelos celulares de diferentes tipos de células.

Experiência Proteção UV

Pensar como um cientista

Nesta atividade os participantes serão convidados a desenhar experiências científicas em torno das funções da pele nomeadamente da função protetora contra a radiação ultravioleta. Terão também a oportunidade de avaliar a função protetora da pele contra a entrada de microrganismos. Para além disso, irão colocar à prova a função sensorial da sua pele, usando o sentido do tato para identificar números escritos em Braille.

MODELOS CIENTÍFICOS

Nesta atividade, os participantes são convidados a descobrir o que são modelos científicos, qual a sua utilidade e quais as suas limitações. Durante a atividade os participantes terão a oportunidade de realizar uma atividade experimental com um modelo, bem como de analisar um dos modelos mais utilizado na investigação do sistema nervoso (a mosquinha da fruta – Drosophila melanogaster).

À descoberta dos microrganismos

Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer diferentes tipos de microrganismos e a descobrir a sua relação com o ser humano. Irão descobrir que estes seres estão presentes no nosso corpo, na comida que comemos e até no ar que respiramos. Para isso, terão a oportunidade de visualizar ao microscópio vários tipos de microrganismos usados para fazer a comida, mas também aqueles que habitam as águas dos lagos/charcos.

Digestão no laboratório

Nesta atividade os participantes serão convidados a descobrir através de atividades experimentais muito básicas e analogias simples, algumas das características do seu sistema digestivo. Irão compreender como se processa a absorção dos alimentos e como as vilosidades intestinais são fundamentais para que este processo ocorra. Os participantes serão ainda desafiados a perceber o papel fundamental das enzimas na digestão, para isso irão avaliar em particular a ação da amilase.

Observar como um cientista

Nesta atividade, os participantes são desafiados a fazer observações diretas e indiretas, de um modo rigoroso e cuidado, e de que forma essas observações nos permitem percecionar o ambiente em que estamos ou o nosso objeto de estudo.