O Ensino Secundário é um dos períodos mais decisivos para a definição do percurso profissional dos alunos. Por este motivo, é importante um contacto realista com os laboratórios, desmistificando a Ciência e promovendo o pensamento crítico dos alunos.
As atividades disponíveis para o Secundário visam criar a oportunidade de os alunos contactarem com técnicas e instrumentos de laboratório que não estão disponíveis nas escolas como a eletroforese, a transformação bacteriana e os ensaios imunoenzimáticos.
As vagas destinadas a escolas não pertencentes à rede pública do Porto estão esgotadas para 2024/25. As datas ainda livres no calendário do Laboratório Aberto só podem ser requisitadas por escolas públicas do Município do Porto.
Alunos do Ensino Secundário.
90 -180 min
10 – 30 alunos (mín-máx)
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar ao microscópio uma amostra de sangue humano normal e uma amostra de sangue com leucemia. Irão ainda, determinar o grupo sanguíneo de diferentes amostras de sangue e serão desafiados a completar um heredograma com a determinação genética e fenotípica do grupo sanguíneo.
Nesta atividade, os participantes vão fazer a extração de ADN e realizar um teste genético de transmissão das características hereditárias (autossómicas). Os participantes poderão identificar a presença ou ausência da sequência Alu no locus PV92 do cromossoma 16 através da utilização de técnicas de biologia molecular como a técnica Polimerase Chain Reaction (PCR) e a técnica de eletroforese.
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de utilizar algumas ferramentas da Biologia Molecular. Além disso, poderão perceber como estas técnicas contribuem para a caracterização genética dos doentes e para a determinação das terapias a aplicar.
Nesta atividade os participantes vão manipular bactérias e transformá-las inserindo um plasmídeo que as fará expressarem a proteína Green Fluorescent Protein (GFP). Esta proteína é fluorescente sobre a luz UV e é usada pelos cientistas como um marcador em vários ensaios. Nesta atividade os alunos vão usar a GFP para detetar quais as bactérias que foram transformadas com sucesso.
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de observar ao microscópio amostras de tecido gástrico contendo infeção e cancro, bem como realizar o teste Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay (ELISA) para a detetar uma possível infeção por Helicobacter pylori, através da deteção de anticorpos contra esta bactéria. No final, os alunos são convidados a discutir os resultados e a sua associação com o possível desenvolvimento de cancro gástrico.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de identificar famílias com maior propensão para o cancro hereditário através da análise de árvores genéticas. Posteriormente, os participantes são convidados a detectar uma mutação no gene BRCA1 aplicando técnicas de biologia molecular para confirmar o diagnóstico em laboratório. As técnicas a realizar englobam a utilização de micropipetas para a digestão enzimática e posterior eletroforese.
Nesta atividade os participantes irão perceber que existem vários tipos de vírus, e vão ser desafiados a determinar os genótipos de vírus com base na análise de microarrays. Serão ainda convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.