Laboratório Aberto:
Ensino Secundário

 

Nota Prévia:

No ano letivo 2023/24 as sessões disponíveis do LA são destinadas exclusivamente a escolas do Município do Porto.

 

O Ensino Secundário é um dos períodos mais decisivos para a definição do percurso profissional dos alunos. Por este motivo, é importante um contacto realista com os laboratórios, desmistificando a Ciência e promovendo o pensamento crítico dos alunos.

As atividades disponíveis para o Secundário visam criar a oportunidade de os alunos contactarem com técnicas e instrumentos de laboratório que não estão disponíveis nas escolas como a eletroforese, a transformação bacteriana e os ensaios imunoenzimáticos.

Destinatários

Alunos do Ensino Secundário.

DURAÇÃO

90 -180 min

Nº de Participantes

10 – 30 alunos (mín-máx)

Local de realização

ABC das hemácias

Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar ao microscópio uma amostra de sangue humano normal e uma amostra de sangue com leucemia. Irão ainda, determinar o grupo sanguíneo de diferentes amostras de sangue e serão desafiados a completar um heredograma com a determinação genética e fenotípica do grupo sanguíneo.

Herança genética

Nesta atividade, os participantes vão fazer a extração de ADN e realizar um teste genético de transmissão das características hereditárias (autossómicas). Os participantes poderão identificar a presença ou ausência da sequência Alu no locus PV92 do cromossoma 16 através da utilização de técnicas de biologia molecular como a técnica Polimerase Chain Reaction (PCR) e a técnica de eletroforese.

Bactérias fluorescentes

Nesta atividade os participantes vão manipular bactérias e transformá-las inserindo um plasmídeo que as fará expressarem a proteína Green Fluorescent Protein (GFP). Esta proteína é fluorescente sobre a luz UV e é usada pelos cientistas como um marcador em vários ensaios. Nesta atividade os alunos vão usar a GFP para detetar quais as bactérias que foram transformadas com sucesso.

ImunELISA

Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de realizar o teste Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay (ELISA) para a detetar anticorpos contra a bactéria Helicobacter pylori e assim detectar uma possível infecção. No final os alunos são convidados a discutir os resultados e a sua associação com o possível desenvolvimento de cancro gástrico.

Cancro hereditário da mama e do ovário

Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de identificar famílias com maior propensão para o cancro hereditário através da análise de árvores genéticas. Posteriormente, os participantes são convidados a detectar uma mutação no gene BRCA1 aplicando técnicas de biologia molecular para confirmar o diagnóstico em laboratório. As técnicas a realizar englobam a utilização de micropipetas para a digestão enzimática e posterior eletroforese.

Prevenção do cancro do colo do útero

Nesta atividade os participantes irão perceber que existem vários tipos de vírus, e vão ser desafiados a determinar os genótipos de vírus com base na análise de microarrays. Serão ainda convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.