A campanha de educação para a saúde “2’ Minutos para mudar de vida, promove as mudanças de comportamento ao alcance de cada um para prevenir o cancro e outras doenças não-transmissíveis. Esta Iniciativa é constituída por uma série de 20 episódios que promovem a partilha de informação e desafiam o espectador a refletir sobre os seus comportamentos e a ousar a mudança. “2’ Minutos para mudar de vida” também está presente na web, no mobile e nas redes sociais, com conteúdos exclusivos e interativos.
O Laboratório Aberto de Biologia e Saúde é um laboratório escolar, instalado na Maia e pensado para os alunos desde o pré-escolar, até ao básico e secundário. O objetivo é complementar o ensino das ciências nas escolas, com atividades experimentais sobre doenças como a diabetes e o cancro, ensinando, de forma dinâmica, bons hábitos na alimentação e outras rotinas importantes para o rastreio, diagnóstico e prevenção.
No âmbito do projeto "Diversidade humana no espaço da circum-navegação de Magalhães: genética, história e cultura”, o i3S convida a comunidade escolar a visitar a Exposição “Um Percurso Pela Diversidade Genética Humana” .
A exposição decorre de 16 de janeiro a 12 de março de 2024 , no átrio do i3S, e encontra-se aberta ao público. As turmas do ensino secundário podem usufruir de visitas guiadas por investigadores do projeto, mediante inscrição.
Esta exposição está mais adequada a alunos dos 10º -12º anos. Trata-se de uma exposição onde se explora, também, o encontro entre Arte e Ciência, pelo que poderá ser útil para alunos de outras áreas além das científico-naturais, nomeadamente as artísticas.
SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO 2023
O concurso “O lado desconhecido do cérebro – ZINE IT!” é organizado pelo i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com o apoio do projeto NCBio ERA Chair.
Este concurso está integrado na Semana Internacional do Cérebro 2023 (13-19 março) cuja coordenação portuguesa é da SPN -Sociedade Portuguesa de Neurociências.
O objetivo deste concurso é evidenciar a diversidade de células existentes no cérebro. Além dos neurónios, queremos que outras células do cérebro sejam “descobertas” pelos alunos.
Todos os anos, no dia 29 de abril, de norte a sul do País, vários centros de investigação entre eles o i3S, associam-se à Sociedade Portuguesa de Imunologia assinalando o Dia Internacional da Imunologia com atividades para o público escolar dando a conhecer a investigação que se faz nesta área.
Nota: As inscrições ainda não se encontram abertas
É uma iniciativa da Plataforma Portuguesa de Bio Imagem (PPBI) e tem como objetivo trazer a escola à microscopia, através de demonstrações guiadas, e levar o conhecimento de volta às salas de aula. Um pouco por todo o País, diversas instituições de investigação associam-se a esta iniciativa. No i3S os alunos podem conhecer tecnologia avançada de imagem e visualizar amostras de células e tecidos em diferentes microscópios de investigação de última geração.
Nota: As inscrições ainda não se encontram abertas
Esta oficina destina-se a professores que vão iniciar a utilização da mosca da fruta na escola e querem familiarizar-se com este modelo biológico. Esta formação dá as ferramentas iniciais. Contempla uma apresentação sobre as características, ciclo de vida e vantagens do uso deste modelo seguida de parte prática com manipulação das moscas, adormecimento, observação de mutantes, distinção de machos e fêmeas.
Nota: Esta oficina decorreu em 2020 e não está de momento planeada uma 2ª edição, contudo se existir um conjunto de professores que manifestem interesse, consideramos fazer uma nova edição desta formação.
Dependendo das manifestações de interesse por parte dos professores, consideramos organizar outras formações. Como exemplos, um nível mais avançado da formação inicial em Drosophila ou um módulo de imunologia básica.
Contacto: escolas@i3s.up.pt