Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

O i3S é o maior instituto na área da saúde em Portugal e um dos maiores da europa, o que significa que somos quem mais constrói conhecimento. Estamos ao nível de outras grandes instituições de investigação europeias, somos referência em várias áreas e temos alguns dos investigadores mais premiados e reconhecidos a nível europeu. 

São cerca de 800 cientistas que se dedicam a encontrar respostas para as áreas como a cancro, doenças infeciosas, neurobiologia, envelhecimento, medicina regenerativa.

Pode fazer download de uma pequena apresentação sobre o i3S para introduzir o instituto aos seus alunos (antes de uma visita).

DADOS DE 31 DE MAIO DE 2021

Cancro

Interação e Resposta do Hospedeiro

Neurobiologia e doenças neurológicas

As mais de 60 equipas, cada uma com o seu tema de investigação, estão agrupadas por 3 grandes programas científicos:

Cancro, onde se pretende esclarecer os mecanismos envolvidos no desenvolvimento e progressão de diversos cancros, identificando os fatores de risco e os contextos de suscetibilidade que levam às mutações em células e tecidos. E com base neste novo conhecimento criar novas estratégias terapêuticas, mais direcionadas e eficazes.

Neurobiologia e Doenças neurológicas, neste programa tenta-se perceber o que está por detrás da disfunção e degeneração neuronal. Para isso, os investigadores procuram conhecer melhor a biologia dos neurónios e da glia, o que lhes permite explorar possibilidades de regeneração neuronal, nomeadamente através de biomateriais, e conceber terapias que adiem o desenvolvimento de doenças neurológicas ou, pelo menos, reduzam o seu impacto no quotidiano dos doentes.

Interação e Resposta do Hospedeiro, neste programa investiga-se os mecanismos de interação e resposta a elementos externos, sejam eles agentes patogénicos ou biomateriais. A compreensão destes processos abre portas para desenvolver terapias de regeneração e adequar estratégias de prevenção, de diagnóstico e da administração de medicamentos.

Em total sinergia com os grupos de investigação, o i3S, conta com mais de uma dezena de plataformas científicas.

Aqui encontram-se os maiores e mais recentes equipamentos, e a tecnologia mais avançada, como a espectrometria de massa, a microscopia eletrónica de transmissão, a citometria de fluxo, a sequenciação genómica, entre muitas outras.

Tanto os coordenadores como os técnicos que aí trabalham, colaboram com os investigadores, na sua formação técnica, na escolha do equipamento ajustado ao projeto de investigação, no ajuste dos protocolos das experiências, a discutir resultados e com novas perspetivas.

 

Outras áreas de enorme importância no i3S são o Biotério e o Zebrário

O biotério permite a utilização e gestão de murganhos, ratos e coelhos, ao mesmo tempo que presta apoio ao desenvolvimento de modelos animais de doenças, bem como ao uso de tecnologias de imagem in vivo. Este grande espaço de acesso restrito e rigorosas normas de segurança partilha e reforça a aplicação dos 3R – redução, refinamento e substituição.

Estes animais são utilizados, por exemplo, para observar o comportamento em testes de cognição, aprendizagem e memória em estudos que pretendem conhecer os efeitos do uso de drogas de forma continuada.

O zebrário é outro espaço de manutenção de animais-modelo. Numa sala repleta de aquários vivem centenas de peixes-zebra. Participam, por exemplo, em estudos que pretendem compreender como as modificações nos genomas podem contribuir para o desenvolvimento da diabetes.

O i3S centra-se na investigação em saúde pelo que a interação com hospitais e centros clínicos é fundamental para fazer a ponte entre a investigação de laboratório e a prática clínica. Promovemos a integração de profissionais de saúde, como médicos, no contexto de investigação e incentivamos a interação dos nossos investigadores com a sociedade, por exemplo, com associações de doentes.

Trabalhamos com e para a sociedade, por isso queremos partilhar o que fazemos, como o fazemos, as implicações das nossas descobertas. Por isso abrimos as portas do i3S e saímos dos nossos laboratórios para encontrar professores e alunos através do nosso Programa Educativo.