equipa: investigadores

Bruno Pereira

ONCOBIOLOGIA

Sou licenciado em Biologia e fiz o meu doutoramento em Biomedicina na área da Oncobiologia, maioritariamente em Portugal, mas também com duas passagens por França. Atualmente, sou investigador no grupo Diferenciação e Cancro no i3S, e estudo a identidade e comportamento das células estaminais em cancro do cólon.
Sabiam que existem células estaminais em diferentes órgãos (não apenas no cordão umbilical), incluindo no intestino? E que graças a elas, é agora possível crescer “avatares” de órgãos em laboratório, incluindo “mini-intestinos” e até “mini-tumores”? Com o meu trabalho tento perceber como controlar o extraordinário poder e dualidade das células estaminais intestinais – são responsáveis pelo epitélio intestinal ser o tecido humano que mais rapidamente se renova, mas, quando alteradas, também estão associadas ao desenvolvimento de cancro do cólon.

Fora do laboratório e longe das questões científicas, aproveito para estar com a família e amigos, fazer trilhos, competir em jogos de padel ou futebol, e sobretudo viajar!

TÍTULO: Das células estaminais intestinais a “mini-intestinos” – um modelo para estudar cancro.

PALAVRAS-CHAVE: Células estaminais | Organóides | Cancro

TEMA: CANCRO