Sou uma Bióloga com uma costela de engenheira! Após o curso de Biologia o meu percurso passou pela Engenharia Biomédica e mais tarde pelas Ciências Biomédicas. Gosto particularmente de perceber como a Bioengenharia pode ajudar a tratar as patologias do foro músculo-esquelético, desde as doenças degenerativas ao cancro. Ao longo do meu percurso, comecei por usar biomateriais para desenvolver plataformas que funcionam como veículos, que transportam fármacos ou outras moléculas, até ao tecido que queremos regenerar. Estes veículos, chamados “nanopartículas” podem ser usados em múltiplas aplicações. No meu trabalho desenvolvi nanopartículas para promover a regeneração do disco intervertebral e da cartilagem.
Atualmente exploro a utilização destes veículos no contexto do tratamento do cancro ósseo, em particular no tratamento do osteossarcoma. Para tal, grande parte da minha investigação tem também focado no desenvolvimento de modelos celulares que pretendem imitar in vitro o que acontece durante o desenvolvimento dos tumores em humanos. Desta forma, poderemos testar a eficácia das nossas nanopartículas (tratamento) de forma mais rigorosa, antes de avançar para testes em modelos animais.
Fora do laboratório sou mãe, esposa, filha, irmã, amiga, e adoro passar tempo em família ou com amigos. O que me deixa verdadeiramente feliz é explorar a natureza com os meus filhos ou proporcionar-lhes uma aventura memorável!
TÍTULO: Mimetizar a doença em sistemas miniaturizados como plataformas de estudo e rastreio de novas terapias
PALAVRAS-CHAVE: Modelos biológicos avançados, Organ-on-chip, Nanotecnologia
TEMA: MODELOS EXPERIMENTAIS