equipa: investigadores

Marina Silva

NEUROCIÊNCIAS

Tirei a licenciatura e o mestrado em Bioquímica e posteriormente ingressei num programa doutoral em Biologia Molecular e Celular o qual estou a terminar.

No âmbito do mestrado comecei por estudar os mecanismos que estão subjacentes ao desenvolvimento da Paramiloidose, uma doença particularmente predominante em Portugal e comummente designada de doença dos pezinhos. No contexto do meu doutoramento estou focada em perceber o que está na base do desenvolvimento da doença de Parkinson e em particular quais os mecanismos celulares que decorrem em fases muito precoces da doença.

Apesar da doença de Parkinson ser reconhecida como uma doença do movimento, eu estou mais interessada em perceber como se desenvolvem os sintomas não motores, como a perda de capacidades cognitivas, que são também predominantes nesta doença. Idealmente, a descoberta de novos mecanismos subjacentes a estas doenças neurodegenerativas abrirão novas linhas de tratamento para estes pacientes.

Sou uma pessoa muito comunicativa e gosto muito de poder partilhar o conhecimento científico com a comunidade.

Sou apaixonada pela natureza e por tanto ocupo os meus tempos livres com trilhos a pé e de bicicleta pela montanha e muitos passeios ao ar livre. Também gosto muito de ler o que alimenta a minha mente criativa.