Da estrutura 3D à função da proteína - PhasAGE

Esta atividade pretende capacitar os alunos com conhecimentos científicos e técnicos para compreenderem melhor a relação entre a estrutura das proteínas e a sua função na célula.

Através de uma abordagem prática, serão apresentados conceitos básicos sobre a correlação entre a sequência de aminoácidos e a respectiva estrutura e função das proteínas. Assim, os objetivos gerais da atividade são:

– compreender que as mutações genéticas se traduzem em alterações na expressão proteica de um indivíduo;

– relacionar a troca de aminoácidos na estrutura de uma proteína com as alterações na sua função;

– explorar aspetos químicos da estrutura dos aminoácidos, nomeadamente a existência/importância de grupos funcionais, e relaciona-los com a estrutura das proteínas resultantes;

– visualizar estruturas 3D de proteínas, recorrendo a modelos informáticos;

– relacionar alterações na função da proteína com a manifestação de doenças, nomeadamente as doenças neurodegenerativas;

aprendizagens essenciais

Este workshop está organizado de forma a incluir aprendizagens essenciais integrando diferentes domínios das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química, no ensino secundário, ao nível do 10.º e do 11.º ano, estabelecidas pela Direcção Geral de Educação e homologadas pelo Despacho n.º 8476-A/2018.


10.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | BIOLOGIA E GEOLOGIA

Domínio Biodiversidade – “Caracterizar biomoléculas (prótidos, glícidos, lípidos, ácidos nucleicos) com base em aspetos químicos e funcionais (nomeadamente a função enzimática das proteínas), mobilizando conhecimentos de Química (grupos funcionais, nomenclatura).

 

10.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | FÍSICA E QUÍMICA
Domínio Propriedades e Transformações da Matéria – “Compreender que a formação de ligações químicas é um processo que aumenta a estabilidade de um sistema de dois ou mais átomos, interpretando-a em termos de forças de atração e de repulsão no sistema núcleos-eletrões.”
“Interpretar as forças de Van der Waals e pontes de hidrogénio em interações intermoleculares, discutindo as suas implicações na estrutura e propriedades da matéria e a sua importância em sistemas biológicos.”

 

11.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | BIOLOGIA E GEOLOGIA
Domínio Crescimento, Renovação e Diferenciação Celular – “Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células.”
“Interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética.”

 

Este módulo foi produzido pelo projeto PhasAGE.

Destinatários

Alunos do 11º e 12º ano

DURAÇÃO

90 min

Nº de Participantes

~25 alunos

Local de realização

Escolas do Porto

TEMAS

Biologia | Química | Técnicas de investigação

Pontes curriculares

Biologia e Geologia, Física e Química

Palavras-Chave

Biomoléculas | Proteínas | Célula | Biologia estrutural e funcional | Grupos funcionais

Grau de autonomia

Esta atividade é realizada pelos nossos investigadores

INVESTIGADORES

Joana Saavedra

NEUROCIÊNCIAS | BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | BIOQUÍMICA

Biologia Celular e Molecular / Bioquímica

Neurociências / Biologia Celular e Molecular / Bioquímica

Sandra
Macedo-Ribeiro

Bioquímica / Biologia Molecular e Celular