Da estrutura 3D à função da proteína - PhasAGE

ESGOTADO

Esta atividade pretende capacitar os alunos com conhecimentos científicos e técnicos para compreenderem melhor a relação entre a estrutura das proteínas e a sua função na célula.

Através de uma abordagem prática, serão apresentados conceitos básicos sobre a correlação entre a sequência de aminoácidos e a respectiva estrutura e função das proteínas. Assim, os objetivos gerais da atividade são:

– compreender que as mutações genéticas se traduzem em alterações na expressão proteica de um indivíduo;

– relacionar a troca de aminoácidos na estrutura de uma proteína com as alterações na sua função;

– explorar aspetos químicos da estrutura dos aminoácidos, nomeadamente a existência/importância de grupos funcionais, e relaciona-los com a estrutura das proteínas resultantes;

– visualizar estruturas 3D de proteínas, recorrendo a modelos informáticos;

– relacionar alterações na função da proteína com a manifestação de doenças, nomeadamente as doenças neurodegenerativas;

aprendizagens essenciais:

Esta oficina está organizado de forma a incluir aprendizagens essenciais integrando diferentes domínios das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química, no ensino secundário, ao nível do 10.º e do 11.º ano, estabelecidas pela Direcção Geral de Educação e homologadas pelo Despacho n.º 8476-A/2018.


10.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | BIOLOGIA E GEOLOGIA
Domínio Biodiversidade – “Caracterizar biomoléculas (prótidos, glícidos, lípidos, ácidos nucleicos) com base em aspetos químicos e funcionais (nomeadamente a função enzimática das proteínas), mobilizando conhecimentos de Química (grupos funcionais, nomenclatura).

10.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | FÍSICA E QUÍMICA
Domínio Propriedades e Transformações da Matéria – “Compreender que a formação de ligações químicas é um processo que aumenta a estabilidade de um sistema de dois ou mais átomos, interpretando-a em termos de forças de atração e de repulsão no sistema núcleos-eletrões.”
“Interpretar as forças de Van der Waals e pontes de hidrogénio em interações intermoleculares, discutindo as suas implicações na estrutura e propriedades da matéria e a sua importância em sistemas biológicos.”

11.º ANO | ENSINO SECUNDÁRIO | BIOLOGIA E GEOLOGIA
Domínio Crescimento, Renovação e Diferenciação Celular – “Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células.”
“Interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética.”

As nossas atividades de contacto direto com investigadores são asseguradas por um corpo de voluntários que disponibilizam parte do seu tempo ao CiênciaEtal. Por esse motivo, a oferta é sempre limitada face ao elevado número de pedidos que recebemos.
Para garantirmos equidade e chegarmos a um conjunto mais diversificado de escolas e alunos, informamos que apenas uma inscrição por professor/escola será considerada válida, em qualquer atividade do programa (oficinas, embaixadores, visitas e Laboratório Aberto). Inscrições adicionais, submetidas pelo mesmo professor/escola, ficarão em lista de espera, e a sua aprovação dependerá do volume de incrições e da capacidade organizativa do i3S, sendo comunicada oportunamente.

Este módulo foi produzido pelo projeto PhasAGE.

Destinatários

Alunos do 11º e 12º ano

DURAÇÃO

90 min

Nº de Participantes

~25 Alunos

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Escolas do Porto

TEMAS:

Biologia | Química | Técnicas de investigação

PALAVRAS-CHAVE:

Biomoléculas | Proteínas | Célula | Biologia estrutural e funcional | Grupos funcionais

GRAU DE AUTONOMIA:

Esta atividade é realizada pelos nossos investigadores

INVESTIGADORES

NANOBIOMATERIAIS PARA TERAPIAS DIRECIONADAS

Joana Santos_Phasage

Estrutura Macromolecular

Estrutura e função de biomoléculas

Pedro Pereira

Estrutura Macromolecular

Sandra Macedo Ribeiro

Sandra
Macedo-Ribeiro

Bioquímica / Biologia Molecular e Celular

Foto_Tatiana Kellen _PHASAGE

Estrutura e função biomolecular