equipa: investigadores

Márcia Liz

NEUROCIÊNCIAS

Tirei uma licenciatura em Bioquímica e o meu percurso profissional iniciou-se em São Francisco, nos Estados Unidos, onde trabalhei durante um ano numa empresa biofarmacêutica no departamento de estrutura e função de proteínas. Quando regressei a Portugal iniciei um doutoramento no IBMC-Porto onde trabalhei com a proteína Transtirretina que está envolvida numa doença neurodegenerativa, a Polineuropatia Amiloidótica Familiar. Esta doença tem um grande impacto em Portugal onde é conhecida como “doença dos pezinhos”. Durante o meu doutoramento tive oportunidade de passar temporadas em laboratórios em São Francisco e em São Paulo, o que foi muito enriquecedor para o meu currículo.
Após o meu doutoramento iniciei um pós-doc, no IBMC-Porto, onde trabalhei na área da regeneração do sistema nervoso. Em 2013 iniciei a minha linha de investigação independente e hoje trabalho como investigadora auxiliar no i3S onde lidero uma equipa focada em identificar mecanismos que levam à disfunção dos neurónios no contexto de doenças neurodegenerativas. Na minha investigação mantenho um interesse especial na “doença dos pézinhos”.
Gosto muito de fazer comunicação da minha investigação, não só à comunidade científica como à comunidade em geral, com um interesse especial pelos mais pequeninos.