equipa: investigadores

Diogo Estêvão

Imuno Oncologia

Sou licenciado em biologia e mestre em medicina e oncologia molecular e durante o meu percurso académico e profissional tive a oportunidade de investigar diversas áreas, como a biologia das plantas, a biologia celular e a patologia viral, não só em Portugal mas também na República Checa e na Áustria. Para além disso, passei também por empresas de biotecnologia, onde desenvolvi anticorpos contra proteínas alteradas em diversos cancros.
Atualmente, encontro-me a fazer o doutoramento no grupo “Tumour and Microenvironment Interactions” no sentido de perceber um pouco melhor os mecanismos de resistência do cancro colorectal à radioterapia especialmente os que envolvem o sistema imunitário e o metabolismo do ferro. Com este projecto, espero encontrar novas e interessantes moléculas que nos ajudem a desenvolver novas terapias no sentido de aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos doentes oncológicos!
Para além disso, envolvi-me neste projecto de comunicação de ciência, no sentido de sensibilizar os mais jovens de como um estilo de vida saudável pode fazer a diferença no futuro.

Nos meus tempos livres, gosto de ler e ver séries, especialmente thrillers, e de fazer viagens com a mochila às costas! Pratico também natação e ciclismo.

TÍTULO: Porquê que as células tumorais resistem à terapia?

PALAVRAS-CHAVE: Resistência à terapia | Sistema imunitário | Prevenção e estilo de vida

TEMA: CANCRO