equipa: investigadores

Sara Pereira

Microbiologia

Sendo curiosa e determinada em descobrir o “porquê das coisas”, sempre gostei de ciência. Por isso, licenciei-me em Biologia, tendo ficado fascinada com a biologia molecular e celular. Isso levou-me a realizar o doutoramento nessa área, com passagens pelas Universidades de Florença e de Sheffield onde cresci como cientista e como pessoa.

Enquanto investigadora, dediquei-me a desvendar os mecanismos moleculares envolvidos na produção de glicanos (cadeias de açúcares) pelas bactérias e a explorar a potencialidade destes polímeros para aplicações biotecnológicas e biomédicas. Há tanto para explorar nesta área! Como é que as bactérias produzem estes açúcares? E porque é que os produzem? Como é que podemos otimizar a sua produção de forma limpa, “verde” e sustentável usando apenas luz solar, água e dióxido de carbono? Estas são algumas das questões a que fui tentando responder.
Ao longo deste percurso, fui também percebendo a importância que uma gestão eficiente desempenha no sucesso dos projetos de investigação. Como tal, decidi expandir o meu leque de competências para a gestão de ciência, tecnologia e inovação estando atualmente a gerir um projeto europeu liderado pelo i3S.

Quando não estou a trabalhar, adoro passar tempo em família, ler (sou viciada em leitura!), passear e conviver com os amigos.

TÍTULO: As bactérias como fábricas de glicanos: os micróbios ao serviço da biotecnologia e biomedicina.

PALAVRAS-CHAVE: Glicanos, Biotecnologia, Gestão de projeto

TEMA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR