As mosquinhas vão à escola

Este workshop pretende introduzir conceitos básicos de genética e hereditariedade usando a mosquinha da fruta, um organismo modelo frequentemente utilizado em investigação científica.

O workshop consiste em 2 sessões de 1h30 a 2h cada.

O conceito de hereditariedade e de características genéticas será abordado de forma interativa através da construção de uma árvore representativa de algumas características genéticas dos alunos. Será realizada uma breve introdução do uso de Drosophila melanogaster (mosca da fruta) como modelo para estudos genéticos, sendo que os alunos terão oportunidades de manusear e observar moscas e os diferentes estádios do ciclo de vida (embrionário, larval, pupa) com recurso a uma lupa estereoscópica. O conceito de característica genética dominante e recessiva será testado experimentalmente através da análise da descendência de um cruzamento entre moscas com variadas características morfológicas codificadas por genes recessivos ou dominantes e distinguíveis com uma lupa estereoscópica.

Materiais necessários em sala de aula: projetor, tela/superfície branca onde projetar, colunas de som, tomadas suficientes e extensões. O restante material será levado pelos investigadores.

GRAU DE AUTONOMIA

Esta atividade é realizada pelos nossos investigadores

Destinatários

Alunos do 4º ano , 1º ciclo ensino básico

DURAÇÃO

90-120 min (x2 sessões)

Nº de Participantes

~25 alunos

Local de realização

Escolas do Grande Porto

TEMAS

Biologia | Genética

PALAVRAS-CHAVE

Gene | Mosca de Fruta | Investigação Científica

INVESTIGADORES

Biologia Molecular

DROSOPHILA/ENG. BIOTECNOLÓGICA

BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR /NEUROCIÊNCIAS

BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR