Esta atividade reúne um conjunto de experiências sobre as dores nas costas e a sua relação com o disco intervertebral, bem como sobre a função e composição do mesmo, alertando para este grave problema da sociedade e para as soluções terapêuticas atualmente disponíveis.
Este workshop tem como objetivo promover o ensino experimental das ciências e em particular difundir conhecimento sobre a coluna e o disco intervertebral, nomeadamente sobre a sua composição, degeneração, modelos de estudo, bem como sobre as terapias atuais e futuras para a sua reparação/regeneração.
Na primeira atividade os alunos poderão observar e comparar partes da coluna bovina de animais de diferentes idades (fetos, jovens e velhos), para que possam identificar algumas diferenças ao nível macroscópico de tamanho, cor e textura. A coluna bovina permite fazer um paralelismo com a estrutura das vértebras humanas, intercaladas pelos discos intervertebrais. A ideia será explicar que os discos bovinos são muito semelhantes aos humanos, quer em tamanho, tipos de células existentes e composição e por isso podemos usá-los como um modelo para estudo e também para desenvolver novas terapias. Com o jogo da caixa negra pretende-se que utilizem o sentido do tato para ficarem a conhecer as características funcionais do disco intervertebral. A ideia é que sem olhar e apenas através do tato, descubram objetos que estão dentro da caixa, os quais imitam as características do disco intervertebral.
Posteriormente, utilizando gelatina e elásticos, poderão experimentar diferenças sensoriais que refletem as diferenças de um disco saudável ou degenerado. Serão ainda apresentadas próteses utilizadas nas cirurgias e modelos em plástico de discos humanos. Finalmente, os alunos poderão dar asas à sua criatividade e construir um modelo de coluna com caixas de ovos e lã.
Materiais necessários em sala de aula: projetor, tela/superfície branca onde projetar, tomadas e extensões. O restante material será levado pelos investigadores.
3º e 4º ano do 1º CEB
90-120 min (1 sessão)
~25 alunos
Escolas do Grande Porto
Medicina Regenerativa | Dor lombar
Esta atividade é realizada pelos nossos investigadores