O cancro do colo do útero é provocado pela infeção do vírus do Papiloma humano (HPV). Este vírus é hoje considerado como o segundo carcinogénico mais importante, logo após o tabaco. Existem mais de 120 tipos de HPV, que se dividem entre os de alto risco e baixo risco, consoante a doença que provocam. A infeção por HPV é uma das infeções sexualmente transmissíveis mais frequente, que infeta tanto mulheres como homens. Na maioria das casos, o organismo combate a infeção e esta desaparece. Mas, há casos em que o HPV não é eliminado, e a infeção progride para cancro. A vacinação contra o HPV e o programa de rastreio permitem prevenir um número significativo de doenças provocadas por este vírus.
Nesta atividade os participantes irão perceber que existem vários tipos de vírus, e vão ser desafiados a determinar os genótipos de vírus com base na análise de microarrays. Serão ainda convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.
As nossas atividades de contacto direto com investigadores são asseguradas por um corpo de voluntários que disponibilizam parte do seu tempo ao CiênciaEtal. Por esse motivo, a oferta é sempre limitada face ao elevado número de pedidos que recebemos.
Para garantirmos equidade e chegarmos a um conjunto mais diversificado de escolas e alunos, informamos que apenas uma inscrição por professor/escola será considerada válida, em qualquer atividade do programa (oficinas, embaixadores, visitas e Laboratório Aberto). Inscrições adicionais, submetidas pelo mesmo professor/escola, ficarão em lista de espera, e a sua aprovação dependerá do volume de incrições e da capacidade organizativa do i3S, sendo comunicada oportunamente.
Alunos do Ensino Secundário
180 min
10 – 30 alunos (mín-máx)
Cancro do colo do útero | HPV | Transmissão horizontal | Vacinação
Alertamos que, ao abrigo do protocolo em vigor, a maior parte das vagas no Laboratório Aberto é destinada a escolas da rede pública do município do Porto. As vagas para escolas fora do município são limitadas e poderão estar sujeitas a lista de espera.
