equipa: investigadores

Rita Vilaça

Neurociências / Biologia Celular e Molecular / Bioquímica

Sou fascinada desde criança pelo mundo que nos rodeia e por compreender o funcionamento do corpo humano, e por isso tirei uma licenciatura e um mestrado em Bioquímica e prossegui uma carreira na investigação científica doutorando-me em Ciências Biomédicas. Como tenho um interesse particular no funcionamento do cérebro, a minha investigação teve sempre um foco especial no estudo do processo de envelhecimento e de doenças associadas, principalmente as doenças neurodegenerativas. Fui docente de disciplinas na área da Bioquímica e da Biologia Celular e Molecular no ICBAS (Universidade do Porto). Como sou uma eterna curiosa e uma comunicadora nata, já há 11 anos que estou envolvida na conceção e organização de atividades que promovem a literacia científica junto do público em geral e também em escolas e na Universidade.

Atualmente, sou investigadora no i3S e sou responsável pelas atividades de comunicação e disseminação do projeto Twinning PhasAGE (financiado pela União Europeia ao abrigo do programa de investigação e inovação Horizonte 2020). Este projeto tem como objetivo estudar o envolvimento de um mecanismo de interação entre proteínas – separação de fases – no envelhecimento e em doenças associadas ao envelhecimento (como as doenças neurodegenerativas ou o cancro).

Quando não estou a trabalhar, gosto de ler e fazer longas caminhadas, adoro viajar e explorar novas cidades e conviver com a família e os amigos. E claro, continuo a fazer muitas perguntas e a viver na idade dos “porquês”.