Os workshops disponíveis para o 1º e 2º ciclo visam criar a oportunidade para as crianças contactarem diretamente com as Ciências da Saúde e da Vida através da interação com investigadores do i3S.
São desenvolvidas atividades de exploração prática de diversas temáticas.
O número de sessões em sala de aula é variável, mas envolve sempre a participação ativa de todos os alunos.
1- 4 sessões de 90-120 minutos
SESSÕES ESGOTADAS EM 2024/25
Atividade de apresentação do sistema nervoso desde a principal célula que o constitui, o neurónio, até ao órgão principal, o cérebro. Pretende-se dar a conhecer as funções dos diferentes componentes do sistema nervoso e a sua relevância na saúde e na doença.
Este workshop tem como objetivo promover o ensino experimental das ciências e em particular difundir conhecimento sobre a coluna e o disco intervertebral, nomeadamente sobre a sua composição, degeneração, modelos de estudo, , bem como sobre as terapias atuais e futuras para a sua reparação/regeneração.
Dinamizado por investigadoras especialistas em aconselhamento genético, este workshop tem como objetivo explicar, sem estigmas, o que são as doenças raras. Compreender o que são e como nos podem afetar, é o primeiro passo para as crianças aprenderem a lidar com outros, adultos ou crianças, com doenças raras e/ou com deficiências.
SESSÕES ESGOTADAS EM 2024/25
Esta atividade reúne um conjunto de experiências sobre os ossos, as suas funções, composição, problemas e estratégias médicas para tratar doenças ósseas.
Tem como principais objetivos: promover o ensino experimental das ciências; dar a conhecer de forma interativa o sistema esquelético e os ossos; transmitir o conceito de que o osso é um tecido vivo e ativo que cresce, se desenvolve, se renova e regenera; introduzir o conceito de biomateriais e sua utilização para tratar problemas dos ossos.
SESSÕES ESGOTADAS EM 2024/25
Este workshop pretende aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os microrganismos e os impactos positivos e negativos que eles têm na nossa vida. Em particular, pretende-se contribuir para que os alunos compreendam a diversidade de microrganismos que existem e saibam reconhecer a importância dos microrganismos na nossa vida.