O Ciência et al marcou presença na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), no passado dia 27 de Setembro de 2024. Sempre com o objetivo de levar a ciência aos mais novos, o Ciência et al juntou-se a mais de 20 atividades, organizadas por várias instituições de investigação e de ensino superior da cidade do Porto, que tiveram lugar no i3S.
Quem nos visitou na Noite dos Investigadores teve a oportunidade de aprender mais sobre o corpo humano e sobre a unidade básica que o constitui, as células. Foi também possível conhecer, ao vivo, as nossas amigas Drosophila melanogaster e os peixes zebra, ambos importantes organismos modelo usados em investigação em áreas como o cancro ou as neurociências.
Esta foi também uma oportunidade para o Ciência et al se dar a conhecer ao público e apresentar algumas das suas atividades e recursos educativos a professores e alunos.
Se não teve oportunidade de passar pelo i3S na Noite Europeia dos Investigadores não se preocupe, no próximo ano o evento está de volta ao i3S, no dia 26 de Setembro de 2025. Entretanto, durante este ano letivo algumas das atividades do Ciência et al, dedicadas ao público escolar, serão organizadas em colaboração com a NEI.
Sobre a Noite dos Investigadores
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende aproximar cientistas e restante sociedade, desafiando os primeiros a partilhar um pouco o dia a dia na última sexta-feira de setembro.
Desde a sua génese, em 2005, a NEI tem-se estabelecido como um evento de referência, cativando a cada edição milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação.
A edição para o biénio 2024-2025 surge com o acrónimo EU-EMBRACES ( Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools ) – e apresenta-se como uma oportunidade para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos cuja temática se centra nas missões da União Europeia: Adaptação às alterações climáticas; Prevenção e tratamento de cancro; Recuperação do oceano e das águas; Cidades inteligentes e com impacto neutro no clima; Transição para solos saudáveis.
O consórcio EU-EMBRACES é coordenado pelo ITQB Nova – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e tem como parceiros o i3S/U.Porto e a Rede Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.