Início das atividades no ciência et al

O novo ano letivo também já começou no ciência et al, as portas do i3S abrem-se à comunidade escolar, os alunos metem as mãos na massa com a equipa do Lab Aberto e Labs Maia e os nossos investigadores fazem um intervalo na sua investigação para irem a escolas.

Esta semana, alunos do 11º ano da Escola Secundária da Orta vieram conhecer o i3S. Após uma introdução ao instituto,
os alunos aprenderam sobre cancro da mama e metastização com Joana Paredes, líder do grupo “Cancer Metastasis” e com Inês Conde, aluna de doutamente neste grupo.
As investigadoras introduziram os alunos ao dia-a-dia de um investigador e ao processo subjacente ao seu trabalho.
Os alunos estiveram no laboratório a perceber o processo de investigação, as técnicas e os modelos usados, de culturas de células a ovos.
Marta Teixeira Pinto recebeu a turma na plataforma cientifica “CAM assays” onde usa embriões de galinha como modelo biológico para estudar vários processos, inclusive desenvolvimento de cancro e o processo de metastização.

Também nesse dia, os alunos do 6º ano do Colégio Salesianos do Porto foram desafiados a conhecer o maravilhoso mundo dos microrganismos, compreender a enorme diversidade de seres que existem e perceber a sua importância na nossa vida. Ainda tiveram a oportunidade de realizar uma atividade experimental para avaliar a importância da lavagem das mãos.

Esperamos que os alunos tenham acabado a visita com um interesse renovado na ciência e com vontade de descobrir mais.

Para saber mais sobre o programa Ciência et al pode consultar https://cienciaetal.i3s.up.pt/