Ciência et al no mês da Ciência e Tecnologia

No mês em que se assinala a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e o Dia Nacional da Cultura Científica, os investigadores do i3S deram um grande contributo para o melhoramento da literacia científica nas escolas. Em novembro, o Programa Educativo do i3S, o «Ciência et al», chegou a mil alunos do ensino básico e secundário!

Os investigadores Ana Magalhães, Ana Baião, Bruno Pereira, Carolina Lemos, João Cabral, Nuno Ribeiro, Paulo Oliveira, Pedro Madureira, Rui Pedro Moura, enquanto Embaixadores de Ciência do i3S, visitaram as escolas ES Filipa de Vilhena, ES da Boa Nova, AE Carolina Michaelis, ES da Maia, ES Afonso Sanches e ES Eça de Queirós; e estiveram online, com alunos das escolas ES de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), AE Camilo Castelo Branco (V.N. Famalicão) e do Colégio de S. José de Bairros (Lousada). Estas palestras, que chegaram a cerca de 500 alunos, abordaram temas tão diversos como cancro, antibióticos, vacinas, genética e biologia celular (membranas celulares) ou o potencial terapêutico de nanopartículas.

A dinamização de workshops pelos nossos investigadores também tem sido bem acolhida pelas escolas participantes.  Em novembro decorreram várias sessões, para alunos do 4º ano do 1º ciclo, no âmbito da nossa parceria com a Câmara Municipal do Porto – Porto de Crianças. As investigadoras Márcia Liz e Marina Silva apresentaram aos mais pequenos o sistema nervoso, do neurónio ao cérebro, e Eurico Sá e Lígia Tavares introduziram conceitos básicos de genética e hereditariedade usando a mosquinha da fruta como exemplo de modelo de investigação.

Também no âmbito de uma colaboração com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Christiane Salgado e Joana Barros mostraram, a alunos do 5º ano, como é possível regenerar o osso com biomateriais. Realizaram-se ainda dois workshops para alunos do ensino secundário focados na discussão da integridade em Testes Genéticos e em Experimentação Animal, dinamizados por Igor Lopes; um workshop sobre Melhoramento Cognitivo dinamizado por Teresa Summavielle, Filipa Terceiro e Ana Isabel Dias; e duas sessões do workshop  A Herança dos Maias, dinamizado por Filipe Monteiro e Ana Filipa Dias.

Nas instalações do i3S recebemos também sete turmas do 11º e 12º anos das seguintes escolas: ES Rodrigues de Freitas, EBS Vale d’Este (Barcelos), AE Nr.1 de Gondomar, Colégio Luso-Francês, ES Almeida Garrett e ES João Gonçalves Zarco. Cada uma das turmas visitou uma Plataforma Científica do i3S e foi recebida por um grupo de investigação – Cytoskeletal Dynamics, Tumour and Microenvironment Interactions, Immune Regulation, Phenotypic Evolution, Genetic Diversity and Molecular Neurobiology. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso trabalho diário e de conversar com os investigadores.

Caso tenha interesse em receber atualizações relevantes e notícias sobre o programa educativo do i3S, subscreva a nossa mailing list (lista de contactos).

IMG_20211115_160822