Aqui podes encontrar materiais variados como manuais do professor, apresentações, protocolos, textos de apoio, entre outros. Estes materiais permitem implementar workshops de forma total ou parcialmente autónoma, manter stocks e utilizar a mosca da fruta em sala de aula, saber mais sobre alguns temas relacionados com a investigação que fazemos, e algumas atividades hands-on.
Os materiais aqui disponibilizados foram produzidos em projetos específicos e por pessoas vinculadas ao IBMC, INEB, IPATIMUP e i3S. Podem ser reproduzidos para fins não comerciais. Podem ser partilhados sem adaptações. Devem ser atribuídos os créditos.
Em workshops podes inscrever-te para que a atividade seja dinamizada por investigadores do i3S.
Se quiseres implementar de forma parcial ou totalmente autónoma ou conhecer antecipadamente os materiais podes encontrá-los aqui.
Manual do professor | Apresentação | Tabuleiros de discussão
Este recurso foi produzido pelo projeto Integrity.
Manual do professor | Apresentação | Tabuleiros de discussão
Este recurso foi produzido pelo projeto Integrity.
Usando a mosquinha da fruta, um organismo modelo frequentemente utilizado em investigação científica, os professores poderão desenvolver atividades práticas e explorar conceitos básicos de genética e hereditariedade.
A preparação dos materiais é da responsabilidade de Augusta Monteiro.
A “Herança d’ Os Maias” é uma atividade prática interdisciplinar que cruza conteúdos da disciplina de Português 11º ano e Biologia 12º. O desafio colocado aos alunos é identificar o herdeiro d’ Os Maias através do uso de testes genéticos.
Este recurso foi especialmente criado para celebrar a Noite Europeia dos Investigadores, um evento que promove a ciência, a criatividade e a inovação. Dentro destas páginas, poderá encontrar uma coleção de modelos de origami, cada um cuidadosamente escolhido para desafiar as habilidades manuais dos estudantes e para dar a conhecer um pouco mais sobre as temáticas abordadas nas edições de 2024 e 2025 da Noite Europeia dos Investigadores: Alterações Climáticas; Cancro; Conservação dos Solos; Águas e Oceanos; e Cidades Inteligentes.
Este recurso foi produzido pelo projeto “Noite dos Investigadores: EU-EMBRACES“.
As moscas da fruta, drosophila melanogaster, é barata e fácil de manter, ideal para utilizar nas aulas de Biologia, Matemática ou em clubes de ciência. O objetivo não será estudar a mosca, mas sim, ensinar com moscas, utilizando as como ferramentas de ensino. Este guião pretende mostrar a relação entre idade e mobilidade, os dados recolhidos podem ser explorados em estudos estatísticos.
A preparação dos materiais é da responsabilidade de Augusta Monteiro.
Este jogo é uma forma lúdica de perceber a dinâmica das populações humanas e a forma como evoluem. O jogo foi desenvolvido de forma a ser utilizado, quer como uma atividade de lazer em contexto de amigos ou familiar, quer como ferramenta educativa em sala de aula com alunos do ensino secundário.
Para facilitar a exploração educativa do jogo em sala de aula ou com alunos, em contextos educativos, criamos um guião de exploração educativa. Sugerimos informação, recursos e atividades a explorar pré e pós jogo. Incluímos um glossário com alguns conceitos básicos da genética de populações e uma lista de questões e atividades para explorar estes conceitos, com base nas cartas do Jogo.
Este recurso foi produzido pelo projeto “Diversidade humana no espaço da circum-navegação de Magalhães: genética, história e cultura”.
O “ABC das hemácias” é um recurso educativo criado para auxiliar os professores das ciências e de biologia. As atividades contempladas neste manual permitem conhecer os diferentes constituintes do sangue e descobrir o sistema AB0 e Rhesus
Pode descarregar este folheto e construir um globo 3D para saber mais sobre as viagens da humanidade. Para facilitar a aplicação desta ferramenta em sala de aula ou outros ambientes educativos, criámos também um guia de exploração didática.
Este globo intersecta duas grandes viagens da humanidade. A primeira grande viagem representa a expansão dos humanos modernos (Homo sapiens) pelo globo.
A segunda viagem circundou o vasto “arquipélago” dos continentes, de 1519 a 1522. Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano empreenderam uma viagem marítima que percorreu maioritariamente o hemisfério sul.
Este recurso foi produzido pelo projeto “Diversidade humana no espaço da circum-navegação de Magalhães: genética, história e cultura”.
O Cancro na Família é um um website de suporte educativo sobre cancro da mama e colorretal. Aborda a biologia, fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento. Disponibiliza recursos interativos como a “Construção da árvore da história familiar de cancro” e “Fatores de risco sobre cancro da mama”.
Aqui podes encontrar textos que foram escritos para diversos contextos mas que decidimos disponibilizar porque contêm informação científica validada e podem ser úteis para explicar um tema, completar uma ideia, motivar uma conversa.